alccol
João Marcos Izoton Calmon
Juliana Menegassi
Lorena Rafaela da Rocha
Luis Henrique Butzke
Louise Guisolfi
PREPARAÇÃO DE ÁLCOOL DESINFETANTE 70%
Santa Teresa
Junho/2013
1. Introdução
O álcool possui princípio ativo recomendados pelo Ministério da Saúde. Em concentrações apropriadas os álcoois possuem mais rápida e maior redução nas contagens microbianas. Destrói bactérias vegetativas, tanto pela desnaturação proteica quanto pela interferência no metabolismo bacteriano. Fungos e Vírus são também destruídos pelo álcool, mas esporos bacterianos podem ser resistentes. Quanto maior o peso molecular do álcool, maior ação bactericida.
Álcoois nas concentrações de 70% (etílico) e 92% (isopropílico) tem excelente atividade contra bactérias gram positivas e negativas, boa atividade contra Mycobacterium tuberculosis, fungos e vírus, além de serem baratos.
Álcool 70% possui concentração ótima para atividade microbicida, pois a desnaturação das proteínas do Micro-organismo faz-se mais rapidamente na presença da água.
O álcool etílico e o isopropílico possuem atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (p.ex.: vírus causadores da influenza, das hepatites B e C, e da SIDA), microbactérias e fungos. Não apresentam ação contra esporos e vírus não-envelopados (p.ex.: vírus da hepatite A e Rinovírus),3 caracterizando-se como desinfetante e antisséptico, porém sem propriedade esterilizante . Em geral, o álcool isopropílico é considerado mais eficaz contra bactérias, enquanto o álcool etílico é mais potente contra vírus.
2. Material e Métodos
2.1 Material:
Balão volumétrico;
Álcool absoluto;
Água destilada;
Proveta;
Pipeta;
Bastão de vidro ou qualquer objeto para misturar;
Álcool comercial;
2.2 Métodos
Deve-se calcular a quantidade de água e de álcool 46,2% mistura para se produzir uma concentração de 70%. Para a obtenção desse resultado deve-se utilizar a