Alcanos Alcenos Alcinos e Aromatizantes- Trabalho de Química
Modo de ob
As principais fontes dos alcanos são o gás natural e o petróleo
Aplicações
São utilizados, em grande parte, como combustíveis
3 prod
A gasolina, o óleo diesel, o querosene e a parafina
ALCENOS
Modo de ob
Os alcenos mais simples, até cinco átomos de carbono, podem ser obtidos em forma pura, na indústria do petróleo. Os demais são produzidos em laboratório.
Aplicações
antigamente, como anestésico em intervenções cirúrgicas e no amadurecimento forçado de frutas verdes, e ainda na preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc.
3 prod
Borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até mesmo explosivos são obtidos através de alcenos. ALCINOS
Modo de obtenção
Os Alcinos são muito dificeis de se encontrar na natureza, logo, há uma necessidade de sintetizálos por crackeamento de petróleo.
Aplicações
O acetileno, é usada como o combustível dentro de soldadores no setor metalúrgico, devido as altas temperaturas alcançadas. Também é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
3 produtos
PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
AROMATIZANTES
1
Modo de ob
Os naturais são substâncias obtidas por processos físicos, enzimáticos ou microbiológicos, como também a partir de matérias-primas aromatizantes naturais, que são os produtos de origem animal e vegetal, que podem ser utilizados no seu estado natural ou processados. Já os aromatizantes artificiais são substâncias sintetizadas quimicamente em laboratório.
Aplicações
Dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis industrializados e odor aos produtos não comestíveis como cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.
3 prod
Óleos essenciais, extratos, bálsamos, oleoresinas ou oleogomaresinas, e substâncias aromatizantes naturais isoladas. E o artificial, o aromatizante