ALCA
Com intuito de diminuir as barreiras tarifária e não-tarifárias entre as principais nações do continente americano, o então presidente dos EUA, Bill Clinton, propôs em 1994 a criação de um bloco com regras facilitadoras, que aumentariam a circulação de bens e serviços entre estes países membros. A partir daí então, estava idealizada a ALCA, Área de livre Comércio das Américas.
ALCA – ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
O que é?
A ALCA começou a ser idealizada em 1994, quando 34 países das américas do Norte, central e sul, assinaram uma carta que continha as diretrizes necessárias para a formação do bloco. A ALCA seria a formação de um tratado entre estes países, visando diminuir gradualmente as tarifas alfandegárias entre eles. Porém, o processo está em formatação desde então e encontra-se parado desde novembro de 2005 quando ocorreu a última cúpula das américas.
Por decisão inicial, o bloco deveria ser formado em um prazo de sete anos após 2005, mas por algumas dificuldades de implementação que vamos destacar a seguir neste trabalho, este objetivo não fora atingido.
Se implantada, a ALCA poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo, superando a União Européia. Seu PIB será de 12.600 trilhões de dólares e sua população de 825,3 milhões de habitantes.
Bill Clinton, em seu governo, propôs também aplicar o “fast track” (Via Rápida), ou seja, a implantação imediata dos acordos parciais com abertura total do mercado em 2005, sem necessitar a avaliação do Congresso. Esta solicitação foi negada principalmente pela oposição do partido Republicano que naquele momento era fatia majoritária no Congresso.
Já o presidente George Bush, em seu governo, obteve a autorização necessária para o “fast track” e finalmente então, autorizou a aceleração das negociações para criação da ALCA.
Objetivos Principais:
Um dos principais objetivos da ALCA esta no de conseguir controlar todo o comercio da América Latina e Caribe e reforçar as