ALCA
Principais objetivos da ALCA:
- Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entre os países membros Esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países;
- Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros;
- Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas;
- Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico.
- Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca.
Dificuldades de Implementação
Os Estados Unidos estão na liderança da implementação da Alca, por se tratar da maior economia da América. Interessados na abertura total dos mercados, encontram resistências de países em desenvolvimento, temerosos da implantação da Alca. Este medo vem justamente de fraquezas econômicas e pouco desenvolvimento em áreas industriais. Uma abertura geral poderia provocar a ruína de parques industriais nestes países.
O Brasil tem defendido a ideia de uma abertura gradual e de negociações feitas em blocos. Desta forma, o Brasil ganharia mais força para negociar com os Estados Unidos.
Muitos países em desenvolvimento da América Central e do Sul precisariam de investimentos bilionários em infra-estrutura para que suas economias suportem a entrada num mercado econômico do porte da Alca. Setores como o de transportes, telecomunicações,