Albufeiras e aquiferos
Definição de aquífero
Um aquífero (figura 2) é uma formação (ou grupo de formações geológicas) que pode armazenar água subterrânea. São constituídos por rochas porosas e permeáveis, com a capacidade de reter e ceder água.
A água circula de forma a que o Homem a possa extrair sem impactes ambientais negativos e em condições economicamente rentáveis. Actividades antrópicas, ou seja, actividades provocadas pelo Homem, ao nível dos aquíferos podem originar diversas formas de poluição. Poluição esta, que irá alterar as qualidades deste recurso, tornando a água imprópria para consumo.
Alterações antrópicas ao nível das albufeiras Actividades antrópicas, ou seja, actividades provocadas pelo Homem, ao nível dos aquíferos podem originar diversas formas de poluição. Poluição esta, que irá alterar as qualidades deste recurso, tornando a água imprópria para consumo.
O aproveitamento da água para fins agrícolas, a produção de energia, o consumo humano e fins turísticos são alguns dos benefícios da construção de albufeiras.
Em contrapartida, a exploração das albufeiras também tem várias desvantagens, entre as quais, a provocação de alterações na vida dos rios e, quando são de grandes dimensões, o clima do local pode até ser