ALBERTO
Henry Ford foi um importante engenheiro americano e um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra", e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.
Ford nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells, Condado de
Wayne, Michigan, o primeiro de seis filhos de William e Mary Ford. Cresceu numa exploração familiar próspera, recebeu educação numa escola pública onde cedo demonstrou interesse pela mecânica. Esse interesse viria a desenvolver-se num verdadeiro génio e valeu-lhe o elogio de ser ‘um dos maiores industriais do mundo’.
Henry Ford começou quando era jovem. Aos 12 anos, Henry ocupava grande parte do seu tempo livre numa pequena loja de máquinas equipada por ele próprio. Foi nessa loja que, em
1878 e com 15 anos, construiu o seu primeiro motor a vapor. Saiu de casa no ano seguinte com destino à cidade de Detroit, onde trabalhou como aprendiz de mecânico. Sua aprendizagem durou três anos, período após o qual regressou a casa, em Dearborn. Em 1888 que se operou a maior mudança da sua vida, ao casar com Clara Bryant, passando a sustentar a nova família com o seu trabalho à frente de uma serração.
Pouco tempo depois dava-se uma nova mudança, assumindo Ford em 1891 o lugar de engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit. Dois anos depois, no seguimento da sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford tinha então tempo e dinheiro suficiente para se dedicar mais às suas próprias experiências na área dos motores de combustão interna.
A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados
Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia