Albert Munsell
Sistema Munsell
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Design da Faculdade América Latina Caxias do Sul. Orientador: Bruna Teixeira da Silveira
Bento Gonçalves
2014
Albert H. Munsell lançou as bases para sistemas de correspondência de pigmentos adaptados ao sistema computacional de hoje e permitiu uma melhor compreensão dos princípios de cor para as gerações futuras. Sua teoria nos concede uma logística com três dimensões que permite especificar uma determinada cor a partir de seu matiz, saturação e luminosidade.
Com objetivo de explicar o Sistema de Munsell de forma inovadora e criativa, nosso grupo fez o uso de dois principais materiais: um painel com esclarecimentos mais sintetizados e laranjas, um modo revolucionário para a demonstração do teorema.
1. O painel consiste na formação de cores primárias e secundárias, além de conhecimentos sobre matiz, luminosidade e saturação.
1.1 Para demonstrar o conhecimento do grupo sobre a formação de novos pigmentos utilizamos tinta têmpera em papel sulfite A4 e recortamos em forma de respingos de tinta. Assim, com o uso de símbolos que indicam soma e igualdade e a mistura das cores primárias (azul, amarelo e vermelho), cores secundárias (roxo, laranja e verde) foram formadas.
1.2 Para explicar a matiz o grupo utilizou um círculo cromático com 10 cores pintadas igualmente com tinta guache. No meio do círculo empregamos uma seta móvel de duas pontas que liga as cores opostas, como exemplo o vermelho e o verde.
1.3 No esclarecimento da saturação, aplicamos o parâmetro tipo HSV, com diminuição gradual de 20% de matiz até chegar a cada tonalidade 100%. Para a realização da explicação foram utilizadas impressões em papel fotográfico das cores frias (roxo, azul-violeta, azul, azul-esverdeado e verde) e quentes (rosa, vermelho, laranja e amarelo), com suas variações de saturação, coladas em uma base de papelão