Albert eintein
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.
TAGUATINGA 2012 DESENVOLVIMENTO
CONCEPÇÃO DE LEITURA No nosso dia a dia devemos incentivar o hábito da leitura entre as crianças, jovem e adulto, não somente dentro da escola por obrigação mais sim no nosso dia a dia como lazer. Na escola poderia haver leituras dinâmicas como rodas de leituras criarem gincanas de leitura.
Dentro do tema concepção de leitura destacam-se algumas perguntas para que possamos ter uma boa leitura e uma boa compreensão do texto, entre elas são: o que é ler, para que ler e como ler, estas perguntas poderão ser respondidas de diferentes formas retratando a concepção de sujeito, língua texto e sentido.
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. O texto é como se fosse códigos que temos que desvendar. Na concepção envolve vários processos cognitivos: Conjunto de atividade, recursos e estratégias.
A leitura e um processo dinâmico, pois durante a leitura de um texto escrito nos interagimos com o autor através dos significados expressos no texto entendida como um encontro a distancia entre o leitor e autor via texto, através desse encontro de significados gerados em interação de cada qual com o mundo, não lemos apenas textos escritos, lemos textos com os aspectos que constituem realidade das palavras, por exemplo, objetos, imagens para divertir-se, para orientar-se, para termos habilidades de interpretar, produzir diferentes tipos e gêneros de textos e para ampliar os nossos