Albert Einstein
Albert Einstein é um dos cientistas mais famosos em todo o mundo. Considerado um dos maiores génios da Física, é conhecido sobretudo por ter descoberto a Teoria da Relatividade.
Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, a 14 de Março de 1879. Viveu e estudou em Munique até aos 15 anos, quando se mudou com os pais para Itália.
Einstein sempre foi um excelente aluno em Matemática e Ciências Naturais, mas todas as outras disciplinas lhe despertavam muito pouco interesse. De tal maneira que desestabilizava todas as aulas!
Começou a falar muito tarde, mas sempre se revelou muito inteligente. Quem o incentivou nos estudos científicos foi o seu tio, que lhe deu as primeiras noções de geometria.
Os seus verdadeiros talentos para a Física revelaram-se quando, aos 16 anos, foi obrigado a abandonar os estudos em Itália e partir para a Suíça, onde concluiu o Liceu e frequentou a Universidade.
Durante estas andanças, casa com a sua namorada do Liceu, a sérvia Mileva Maric, com quem teve dois filhos.
Em 1914, Mileva e os filhos voltam para a Suíça, enquanto Einstein fica em Berlim.
Nos anos que se seguiram, desenvolveu uma teoria em que tinha trabalhado em 1905: a Teoria da Relatividade.
A consequência da Teoria da Relatividade que mais chamou a atenção do mundo consistiu no desenvolvimento das armas atómicas, que Einstein criticou durante toda a sua vida.
Em 17 de abril de 1955, Albert Einstein sofreu uma hemorragia interna causada pela rutura de um aneurisma da aorta abdominal, que já havia sido reforçado cirurgicamente pelo Dr. Rudolph Nissen, em 1948. Ele levou para o hospital o rascunho de um discurso que estava preparando para uma aparição na televisão comemorando o sétimo aniversário do Estado de Israel, mas não viveu tempo suficiente para concluí-lo. Einstein recusou a cirurgia. Ele morreu cedo na manhã seguinte no Hospital de Princeton, com 76 anos de idade, tendo continuado a trabalhar até quase o fim de sua vida.