Albert Bandura 1 Recuperado
Albert Bandura nasceu em 1925 em Mundare, uma pequena cidade do estado de Alberta, no canada. Estudou engenharia na Universidade de Columbia e psicologia na Universidade de Lowa. Doutorou- se em 1952 e começou a carreira na Universidade de Standford, tornou- se professor em 1964 e dirigiu o departamento de Psicologia em 1974.
Analisando especificamente o aspecto da aprendizagem de Skinner e Bandura, percebe-se que Bandura não foi um behaviorista radical, ele ampliou a teoria apresentada por Skinner, desenvolvendo o que ele chamou de Teoria da Aprendizagem Social e que, mais tarde, passou a ser denominada como Teoria Social Cognitiva. “A mudança do nome reflete uma ênfase maior nos processos cognitivos como essenciais para o desenvolvimento.”
Segundo Bandura a maior parte dos comportamentos humanos é aprendida por meio de exemplo, podendo ser intencional ou acidentalmente, considerando também, que o indivíduo é capaz de aprender comportamentos através da observação do comportamento de outras pessoas e das suas consequências, o que se designa por aprendizagem vicariante. Bandura verificou que crianças aprendem não apenas o que lhes é dito e que devem fazer, mas principalmente o que vêem ser feitos por outras pessoas.
Bandura concorda com Skinner que o comportamento é aprendido, mas a semelhança entre eles acaba aí. Bandura criticou a ênfase dada por Skinner a sujeitos humanos interagindo uns com os outros. A aborgagem de Bandura é uma teoria de aprendizagem social, e também chamada de aprendizagem observacional, que investiga o comportamento como adquirido e modificado num contexto social. . Uma outra característica do enfoque da aprendizagem social é o seu tratamento de processos cognitivos internos ou de pensamento. Diferente de Skinner, ele acredita que processos cognitivos podem influenciar a aprendizagem de observação.
Embora Bandura, assim como Skinner, reconheça que muito aprendizado ocorra como resultado de reforço, ele