Alavancagem Financeira
Em primeiro lugar, os clientes do hotel procuram serviços de qualidade e a um preço razoável, sendo que os serviços estão baseados em dois grandes pilares: a restauração e o alojamento. Os seus trabalhadores procuram não só retorno financeiro pelos seus serviços, mas também procuram o retorno não financeiro: reconhecimento e promoção. Os proprietários, que assumem o risco, desejam obter lucro dos seus investimentos. Os fornecedores procuram receber os pagamentos numa base regular e a comunidade procura que o hotel administre bom ambiente à área geográfica. Para que a empresa hoteleira vá de encontro aos desejos de todos, é necessário garantir lucros e garantir que as receitas sejam superiores às despesas.
A maioria das pequenas e microempresas fecha a portas nos seus dois primeiros anos de vida pela inconsequente alavancagem financeira e operacional. Para o cálculo da Alavancagem Financeira são necessários controles contábeis que permitam ao micro e pequeno empresário saber se o negócio está proporcionando lucro ou prejuízo.
Segundo Vasconcelos (2005), “ela reporta à capacidade da empresa em utilizar-se dos encargos financeiros para maximizar o retorno”.
Os três índices são: Retorno sobre o Ativo (RSA), custo da dívida (CD) e Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RSPL). O Retorno sobre o Ativo (RSA) evidencia qual é a rentabilidade do negócio, por isso, quanto maior o índice, maior a eficiência.
O custo da dívida (CD) corresponde ao ônus que a empresa paga por utilizar capitais de terceiros. Quando o CD for maior que o Retorno sobre o Ativo (RSA), significa que os empresários estão cobrindo