Alargamento
O processo de furacão com brocas helicoidais, consiste numa operação de desbaste, cujas tolerâncias de fabricação normalmente variam entre a qualidade ISO IT11 a IT14. Para calibrar o furo e melhorar o acabamento da superfície originada pela furacão com broca helicoidal, empregam-se alargadores de desbaste e acabamento. Estes alargadores são ferramentas multicortantes, de forma cilíndrica ou cônica, que através dos movimentos de corte (rotativo) e avanço (axial), servem para alargar e acabar furos, deixando-os com dimensões mais precisas. Apresentam uma seqüência de arestas cortantes e ranhuras, alternados na periferia do cilindro, ou cone.
1
Uma característica do processo é que a ferramenta se “auto-posiciona” no furo, onde as forças passivas de arestas opostas se subtraem mutuamente. Isso permite o alargamento de furos muito longos e de pequenos diâmetros. Apesar disso, as desvantagens desse processo são a impossibilidade de mudança da posição do furo prévio e a velocidade de corte que deve ser limitada.
A operação de alargamento pode ser realizada no mesmo tipo de máquina-ferramenta usada para a operação de furação. Empregando-se condições apropriadas e parâmetros de corte adequados é possível atingir tolerâncias apertadas e boa qualidade superficial.
2
3
4
5
6
As arestas cortantes podem ser paralelas ao eixo do alargador ou então helicoidais, com hélice a direita ou a esquerda.
7
Alargadores helicoidais de desbaste: são usados para aumentar o diâmetro de furos em bruto, como os obtidos pôr fundição ou forjamento.
São padronizados com haste cilíndrica pela DIN 344, nos diâmetros de 5 a 30 mm, de mm em mm, e sub-medidas.
Os de haste, com cone Morse, são produzidos pela DIN 343, em diâmetros nominais entre 9 e 50 mm, de mm em mm, e sub-medidas.
8
Para diâmetros maiores, utiliza-se alargadores postiços, que sao montados em haste através de um cone 1:30 e encaixe transversal de arraste. São padronizados pela DIN 222, nos diâmetros