Alargamento do conhecimento do mundo
DO CONHECIMENTO
DO MUNDO
Introdução:
Devido ao desenvolvimento da curiosidade científica também se desenvolveu o alargamento do conhecimento do mundo.
A expansão europeia não terminou no séc. XVI com as viagens dos povos ibéricos, aliás, ainda existiam muitas regiões desconhecidas e por explorar.
A partir do séc. XVII foram os países do norte da Europa que se interessaram pelo movimento expansionista que, apoiados pelos seus governos (ingleses e franceses) efetuaram várias viagens.
No séc. XVIII graças a novos instrumentos e a novos veleiros foi possível fazer grandes viagens de descoberta e com carácter científico.
Viagens de Bouganville
Louis Antoine de Bougainville foi um oficial, navegador e escritos francês, no séc. XVIII.
Em 1766 recebeu de Luís XV a missão de navegar em redor do globo, numa viagem como naturalista, cartógrafo e astrónomo. Foi o primeiro francês a realizar uma volta ao mundo o que aumentou o prestígio de França após a derrota de França na Guerra dos Sete Anos.
Zarpou nesse mesmo ano e chegou ao Rio de Janeiro em 1767, reunindo dados sobre as construções, administração e comércio mas foram proibidos de permanecer nas redondezas impossibilitando a recolha de espécies vegetais por um naturalista da sua tripulação.
Visitou o Taiti em 1768 e quase se tornou seu descobridor se já não tivesse sido descoberto por Samuel Wallis.
Terminou a viagem em 1769 chegando a Saint-Malo, perdendo apena sete dos duzentos homens da tripulação.
Foi a primeira viagem a incluir uma mulher que era empregada do naturalista Philibert Commerçon
Viagens de La Pérouse
Jean François Galaup foi um navegador francês no séc. XVIII
Foi nomeado pelo rei Luí XVI para dirigir uma viagem à volta do mundo, com o objetivo de completar os descobrimentos de James Cook pelo Oceano Pacífico. Entre os participantes estavam astrónomos, médicos, naturalistas, matemáticos, desenhadores e sacerdotes que tinham uma formação técnica. A expedição