Alan Fonteles
Aluna: Daiana Suelly Hames
Turma:2ª 2
O ESPORTE COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA SOCIEDADE
São João Batista 15/06/2015
Introdução
O esporte vem sido de suma importância na vida das pessoas e para o seu bem estar. Praticar esportes trás benefícios a saúde, mas pode ocasionar sérios riscos se não forem executados de forma correta.
ALAN FONTELES CARDOSO OLIVEIRA
21 de agosto de 1992 nasce o Paranaense de Marabá com uma deficiência congênita e aparentemente insolúvel, suas duas pernas não se desenvolveram além de alguns ralos centímetros logo abaixo dos joelhos.
Com menos de um mês de nascimento, começa a fazer fisioterapia e desde um ano de idade usa prótese nas suas pernas.
Na teoria, Alan teria como consequência a ideia de sequer poder andar.
Diz o atleta que sua infância não foi afetada por conta de sua deficiência. “Jogava bola, corria, andava de bicicleta, pulava muros e corria atrás de pipa. Na escola sempre brincava com meus amigos, resumindo, tive uma vida normal.”
O INICIO AO ESPORTE
Com apenas 8 anos de idade procurou o projeto Papo Cabeça, que era para iniciantes na cidade de Belém, tendo como orientadora e treinadora Suzete Montalvão.
Ao chegar lá logo expressou sua vontade e suas pretensões em ser um corredor. A treinadora Suzete se comoveu ao ver um menino sobre duas próteses rústicas, caseiras de madeira comum e topou ajuda-lo.
E então com o passar dos anos, Fonteles se aprimorou como um belíssimo corredor e como pessoa.
Passados oito anos daquele encontro, o menino que se apresentou em Belém ganhou do brasiliense Rivaldo Martins lâminas especiais. Rivaldo é um dos maiores atletas paraolímpicos do planeta em sua categoria. Em 2014 Alan participou de sua primeira competição com as próteses novas, em maio, no Campeonato Norte-Nordeste. Foi vice-campeão nos 100m. No mês seguinte, em Uberlândia, sagrou-se campeão brasileiro absoluto nos 200m. Foi quando ele soube que tinha sido convocado para as