Alain botton
(Alain Botton)
Nova Odessa, 2012
Alain de Botton,
Segundo a reportagem da revista Época, temos muito que aprender sobre as lições de vida e os ensinamentos de Alain de Botton, um filosofo pop.
O filósofo suíço Alain de Botton é um dos poucos intelectuais capazes de assumir, sem medo do desdém alheio, que seus livros são obras de autoajuda, já que este gênero devido suas promessas utópicas caiu em descrédito ao longo tempo e conseqüentemente seus autores.
O que o separa de outros autores é a proeza de agradar a milhões de leitores com seus conselhos sem perder o respeito da crítica.
O sucesso de Alain de Botton, não esta em livros de autoajuda que pregam promessas utópicas de felicidade, enriquecimento etc... mas sim, na sua forma propiciar uma vida melhor orientando seus leitores para uma jornada de auto-conhecimento e aceitação.
“Seus textos leves e eruditos usam a filosofia e a literatura para abordar temas como a felicidade no trabalho, a preocupação com o dinheiro e a satisfação sexual”
Em seus textos Alain de Botton, faz referencia aos grandes pensadores como, por exemplo, Freud, baseando-se em diversas teorias para melhorar a vida de seus leitores.
O filosofo suíço ensina-nos coisas simples que propicia-nos um amplo entendimento sobre nos mesmos, e assim podemos pensar em uma expectativa de vida melhor, e não através de “formulas” da felicidade como fazem muitos outros autores do gênero, que por diversas vezes são considerados aproveitadores do sofrimento alheio.
Botton nos ensina a questionarmos, por exemplo: “O que estou pensando agora?” ou “Porque penso Assim”? Entre outras coisas como: nossa verdadeira vocação, os motivos de nossa impaciência e também diversas questões relacionadas ao trabalho, á vida sexual e ao dia-dia.
E assim, podemos obter respostas para uma melhora, através de uma meditação mais aprofundada e também alcançar um melhor conhecimento sobre nos mesmos.
Por essa e também