ALAGOAS
RELEVO
No território alagoano são identificadas três unidades de relevo: planície litorânea, planalto e depressão. Em grande parte do estado a topografia é plana, não ultrapassando os 300 metros de altitude, exceto a Serra Santa Cruz, que possui uma altitude de 844 metros acima do nível do mar.
CLIMA
No estado prevalecem dois tipos de climas: o semiárido e o tropical úmido. O clima do tipo semiárido é típico do sertão alagoano, sendo predominante em grande parte do território. O clima tropical úmido ocorre na costa alagoana.
VEGETAÇÃO
Nas áreas tropicais localizadas no litoral são identificadas vegetações litorâneas (mangues, coqueiros etc.), além de restritas áreas de mata Atlântica. Essa porção do estado é denominada de zona da Mata. E, por fim, a oeste do estado o que prevalece é a vegetação da Caatinga.
HIDROGRAFIA
O planalto da Borborema é o lugar onde nascem praticamente todos os rios do estado de Alagoas. Esses rios deságuam no São Francisco ou seguem direto para o mar. Sem contar o rio São Francisco, no estado ainda existem os rios Mundaú e Paraíba do Meio.
ECONOMIA
A agropecuária, desenvolvida numa região que se estende do litoral à Zona da Mata. O setor industrial, que atua nos seguintes seguimentos: alimentício, açúcar, álcool, têxtil, químico, cimento, mineração, produção de petróleo e gás natural. O turismo é o principal componente do setor de serviços, além de ser a atividade que mais cresce no estado. Os principais produtos de exportação são açúcar de cana e álcool etílico. As importações são: adubos e fertilizantes, trigo, plástico e borracha.
POPULAÇÃO
De acordo com o censo de 2010: 3 120 922 hab.
ÁREA
Ocupa uma área de 27.767 km².