Al m dos olhos
A doce Paris de tantas historias, luxo, monumentos e romances acalorados abre o seu leque imensurável de possibilidades e se faz cenários desse lindo conto chamado “A elegância do ouriço”. Mais precisamente no nº 7 da Rue de Grenellem,um luxuoso e sublime prédio frequentado por pessoas de alta classe e grande requinte.O livro nos leva de encontro a historia de duas personagens apaixonantes e peculiares.
A principio somos apresentados a Renée uma zeladora ranzinza e extremamente profissional de poucas palavras mas sempre direta e com resposta na ponta da língua a tudo que lhe é questionado.Mas ao contrario do que se pensa os moradores do prédio,Renée é muito mais do que os olhos podem ver,ela esconde a sete chaves a sua essência rica em intelecto e cultura.Conhecedora de grandes filósofos, amante da arte e da literatura tenta de todas as maneiras se prender a aparência leiga e simples de uma zeladora mantendo assim a velha e ignorante hierarquia social.Renée usa de sua esperteza para eliminar e camuflar qualquer vestígio que possa apontar ou suspeitar de seu grande amor pela cultura e pela arte,Renée é uma verdadeira observadora da arte a qual chamamos de vida.
Em seguida temos Paloma uma menina de 12 anos de idade, o pai um deputado e a mãe formada em letras.Apesar da pouca idade Paloma é muito sabia e perspicaz,se comparada a garotas de sua idade Paloma estaria séculos a frente sem contar sua visão de mundo bem mais elevada que boa parte dos adultos ao seu redor.Ela está em busca de um sentindo pra sua vida e em cima de sua busca Paloma passa a escrever dois diários nos quais conta suas experiências e a maneira como enxerga os fatos corriqueiro do prédio e de seus moradores. Cria-se então “Pensamentos profundos” e o “Diário do movimento do mundo”, um apanhado de anotações pessoais e filosóficas assim como crônicas baseadas em suas experiências intima. Paloma se desafia em sua jornada na busca intensa por tal sentindo e determina que caso não o