AL Densidades
Disciplina de Física e Química
10ºA
Atividade Laboratorial 1.3
(1ª Parte)
Densidades
Professor Sérgio Gomes
João Silva, nº19
Barcelos, 3 de dezembro de 2014
1
Índice
Conteúdo
Pág.
Introdução
3
Material
4
Procedimento
4
Parte 1 da atividade laboratorial
5
Parte 2 da atividade laboratorial
6
Parte 3 da atividade laboratorial
7
Parte 4 da atividade laboratorial
8
Questões finais
9
Conclusões gerais
11
Bibliografia
12
2
Introdução
Todos os materiais possuem uma densidade, ou seja, a massa por unidade de volume de uma substância, em que a densidade destas pode ser influenciada por condições de temperatura e pressão, principalmente em substâncias no estado gasoso, em que o volume destas depende da temperatura e da pressão.
A densidade de uma substância é dada pela expressão massa densidade= Volume
A densidade, no SI, é o quilograma por metro cúbico, no entanto nós usualmente exprimimos a densidade em gramas por centímetro cúbico ou mililitro.
Quando estamos a tratar de medir a densidade de sólidos com formas geométricas regulares, esta tarefa é muito simples e pode ser realizada facilmente com rigor, o mesmo já não acontece quando queremos determinar a densidade de determinados materiais que encontramos num laboratório, devido ao facto, de estes poderem apresentar formas geométricas irregulares o que nos dificulta a tarefa de determinar o seu volume, nestes casos, podemos utilizar a técnica do volume descolado, descoberta por Arquimedes, que nos diz que ‘’Todo o corpo mergulhado num fluído (líquido ou gás) em repouso, fica sujeito a uma força vertical de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao valor do peso do fluido deslocado pelo corpo’’, assim, podemos descobrir o volume do material com maior facilidade, pois o volume deste material será igual ao volume de água deslocado.
Para determinar a massa volúmica de um corpo, basta determinar a sua massa e dividir esse valor pelo volume do corpo. Quando