Al 2.4
As reacções químicas dizem-se de oxidação-redução quando envolvem a transferência de electrões. É chamada uma oxidação a um processo em que há um ganho de oxigénio , uma perda de electrões, ou quando existe um aumento do número de oxidação por parte de alguns átomos. Por outro lado uma redução é um processo em que há perda de oxigénio, ou ganho de electrões, ou então uma redução do número de oxidação por parte de alguns átomos.
Numa reacção redox a espécie que se oxida cede electrões á outra espécie, reduzindo-a. A espécie que se oxida chama-se redutor, ou agente redutor. Numa reacção redox, a espécie que se reduz capta electrões da outra, oxidando-a. A espécie que se reduz chama-se oxidante, ou agente oxidante.
Nas reacções redox, uma espécie que cede um ou mais electrões (redutor) dá origem a outra espécie (oxidante) capaz de aceitar esse(s) electrão(ões), regenerando a primeira espécie. Estas espécies constituem um par redutor – oxidante conjugado ou par redox conjugado. É a partir da ideia de que os oxidantes e os redutores estão associados que surge a designação par redutor – oxidante conjugado ou par redox conjugado.
Material Necessaário:
-Tubos de ensaio;
-Suporte de tubos de ensaio;
-Etiquetas;
-Pipeta e pompete;
-Balão volumétrico;
Reagentes;
-fita de magnésio, alumínio, zinco e cobre;
-Soluções aquosas de nitrato de magnésio, de alumínio, zinco e cobre;
Procedimento
Está de acordo com o proctólogo da pág. 47 do caderno de actividades laboratoriais
Resultados
Tubo de ensaio 1- Nitrato de magnésio+ Alumínio
Tubo de ensaio 2- Nitrato de magnésio+ Zinco
Tubo de ensaio 3- Nitrato de magnésio+ Cobre
Tubo de ensaio 4- Nitrato de alumínio+ Magnésio
Tubo de ensaio 5- Nitrato de alumínio+ Zinco
Tubo de ensaio 6- Nitrato de alumínio+ Cobre
Tubo de ensaio 7- Nitrato de Zinco+ Magnésio
Tubo de ensaio 8- Nitrato de Zinco+