Ajute Neoliberal
1482 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSADEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
EDU. 144
Os custos do ajuste neoliberal na América Latina – Laura Tavares Soares
Docente: José Henrique
Discente: Yasmin Lana, 78715
Madelaine Campos, 78704
Ana Beatriz Silva, 83232
Beatriz Alves, 78743
I - O que é o ajuste neoliberal?
1. O que a autora chama de “terceira revolução industrial”?
R: A Terceira Revolução Industrial é, segunda a autora, uma resposta a grande crise da década de 80 que afetava, principalmente, a economia. Tal revolução teve como principal objetivo amenizar os impactos desta crise com uma reforma no caráter produtivo e, consequentemente, tecnológico da época. Além disso, propõe um avanço no desenvolvimento capitalista, enfraquecendo o estatismo - marcando uma redução da participação do Estado e, por consequência, o enfraquecimento de suas políticas econômicas e sociais.
2. Faça uma análise do ajuste neoliberal relacionando-o com o projeto de “reintegração social” mencionado pela autora:
R: Ao relacionar o ajuste neoliberal com o projeto de "reintegração social" tem-se um aumento de políticas de proteção a pessoas em estado de vulnerabilidade financeira que visam auxiliá-las, mas não tirá-las da categoria de "pobres", uma vez que uma das faces desse ajuste, na questão social, implica na existência e na manutenção de diferentes camadas sociais e econômicas com a intenção de manter os níveis de produção característicos deste modelo econômico com menos investimento na mão-de-obra e maior lucro.
3. Explique as mudanças desencadeadas pelo ajuste estrutural.
R: As mudanças provocadas pelo ajuste podem ser conjunturais e estruturais. Suas possibilidades de reversão são inversamente proporcionais à sua capacidade ou poder de destruição. As propostas de ajuste econômico e estrutural se repetem de modo cansativo entre os países. O Brasil não foge à regra. As políticas de ajuste e estabilização econômica estão calcadas na âncora cambial - com sobrevalorização cambial; nos