Ajuste do Menisco em Materiais Volumétricos
Curso: 1º P Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Aula 4 – Ajuste do Menisco em Materiais Volumétricos
Discente: Thiago Augusto Godoi
Docente: Prof.ª Dr.ª Elisangela Cardoso de Lima Borges
17 de Outubro de 2013.
1. Introdução
O menisco é o ponto máximo ou mínimo de curvatura do liquido que acontece dentro do instrumento volumétrico. Essa curvatura acontece de duas formas, forma côncavo que é quando a sua força de adesão é menor que a força de coesão , exemplo: líquidos incolores, e de forma convexo,que ao contrario da forma côncavo, a força de coesão é menor que a força de adesão , exemplo líquidos escuros ¹′²’³.
A leitura do menisco é algo muito importante para a medição de um volume em qualquer aparelho usado em laboratório para esse fim. Para isso é importante o manuseio correto do instrumento para evitar ao máximo de erros de leitura possível, a maioria dos instrumentos volumétricos, usam a leitura do menisco através de uma linha de aferição, o modo certo de leitura, o olho necessita estar no mesmo nível que a superfície do líquido, uma condição que faz que o volume pareça maior é se o menisco for visto por baixo e menor se visto por cima ¹. Figura 1 Figura 1: Modo de leitura correta de um menisco
Fonte: ebah.com
Outro erro na leitura são partículas de gordura e sujeiras, que podem estar dentro do recipiente, com isso todo cuidado com a limpeza do instrumento é pouco, alem disso a calibração é de suma importância. Esses fatores interferem na qualidade dos resultados, pois se a medição e a leitura forem erradas, ocorre uma distorção nas informações encontradas e todo o trabalho será em vão.
2. Objetivo
Reconhecer os recipientes volumétricos e as incertezas nas variações volumétricas.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais
Pisseta com água
Proveta 10 mL
Proveta 50 mL
Béquer 50 mL
Pipeta graduada 5 mL
Pipeta volumétrica 5 mL
Bureta