Ajuste de variações patrimoniais
AJUSTE DE VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar o que significa ajuste de variações patrimoniais na contabilidade de uma empresa, uma vez que a lei 11638/2007 veio complementar a lei 6404/76 que já vigorava desde então.
Como os termos são uma tradução do inglês para o português, pode haver alguma discrepância na sua interpretação pode-se confundir o verdadeiro significado que o termo representa, pois as palavras representam as idéias e é o objeto dos estudos sobre a realidade. Assim; prevalece a idéia de descrever e explicar esse termo da forma mais simples possível para que todos possam entender o conteúdo deste estudo.
Na contabilidade, variação e ajustes são fatos que acontecem e são mencionados quase na totalidade das vezes juntos, andam lado a lado porque um depende do outro, em outras palavras, ajuste depende de variação.O contador deve sempre ajustar a quantidade onde a qualidade sofreu a mudança, seja para melhor ou para pior.A seguir constará detalhadamente o significado de cada termo.
DESENVOLVIMENTO
lei 11638 de 20/12/2007, que é a lei das S.A (Sociedade por Ações), veio modificando também a lei 6.404 de 1976, no que diz respeito à classificação do patrimônio liquido da empresa, impondo uma reforma na classificação do balanço patrimonial, incluindo dentro do patrimônio líquido os ajustes de avaliação patrimonial.
Variação ocorre quando se modifica algo em quantidade, números, intensidade, grau, etc.. Aplicados a alguma coisa ou valor atingido na mudança, e o ajuste é a correção ou adaptação corretiva, liquidação de contas, acertos, etc...
Portanto, só há ajuste quando há variação, mas pode haver variação sem que haja necessidade do ajuste.
Não existem variações classificadas em patrimônio liquido segundo a letra da lei,