Ajuste de modelos matematicos
Franscine Kelli Quinhones Bonatti2, Gustavo Eduardo Marcatti3, Jose Carlos Pereira4, Gustavo Guilherme Oliveira Nápoles5, Danielle Souza Dias6, Camylla Isadora Vieira6
1 Parte da tese de doutorado do primeiro autor, financiada pela FAPEMIG
2Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – UFV, e-mail: franbonatti@gmail.com
3Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal – UFV
4Professor Titular do Departamento de Zootecnia – UFV
5Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência animal e pastagem - ESALQ/USP
6Graduanda em zootecnia – UFV
Resumo: O objetivo deste trabalho foi ajustar modelos matemáticos relacionados à eficiência de utilização e excreção de nitrogênio para vacas leiteiras. Foram coletados dados de um sistema de produção de leite localizado no Estado de Minas Gerais no período de julho a dezembro de 2009. Os dados coletados e os teores de nitrogênio das amostras de alimentos, leite, fezes e urina foram usados para o ajuste dos modelos. Os modelos ajustados apresentaram R2 = 0,3833; 0,7759; 0,4366 e 0,8288 para a eficiência de utilização de nitrogênio (EfN), excreção de nitrogênio no leite (ENL), excreção de nitrogênio nas fezes (ENF) e excreção de nitrogênio na urina (ENU) respectivamente. Os resíduos percentuais apresentaram distribuição aproximadamente normal. Apesar da elevada dispersão dos dados os modelos apresentaram adequadas estatísticas de qualidade de ajuste e foram biologicamente coerentes. Assim, os modelos ajustados podem ser utilizados para estudos de excreção de nitrogênio em sistemas de produção de leite.
Palavras–chave: consumo de nitrogênio, modelagem, poluição ambiental, vacas leiteiras
Fitting of mathematical models of nitrogen excretion in dairy production systems
Abstract: The objective of this study was to fit mathematical models related to the use efficiency and nitrogen excretion by dairy cows.