Ajudando mocambique a desenvolver
* Problemas e interesse da tomada de notas * Que anotar * Como tomar notas * Técnicas de escrita acelerada * Aperfeiçoamento da tomada de notas
1. Problemas e interesse da tomada de notas 2.1 Tomar notas não é fácil
Tomar notas: significa seleccionar a informação impotante de um texo escrito ou discurso oral.
A tomada de notas depende: * Do assunto tratado – devem se anotar mais elementos quando se ignora tudo acerca do mesmo; a atenção sustenta se melhor quando a matéria é interessante. * Do emissor – um orador cuja afluência é particularimente rápida torna se difícel de o seguir; o facto de o autor anunciar claramente o seu plano na introdução, permite segui-lo melhor, pós a clareza ajuda na compreensão. * Das disposições do espírito do receptor – a boa disposição permite compreender melhor as matérias. * Dos objectivos pretendidos – a tomada de notas apresenta sempre dificuldades, no caso oral, a saber:
- Fala-se três a quatro vezes mais depressa do que se escreve e a oralidade é fugidia.
Para anotar o que é dito e guardar a imagem o mais fiel possível sem perder o fio ao discurso
Isto requer uma atenção constante, esforço e técnicas adaptadas para tal.
Para que tomar notas?
As notas ajudam-nos a fixar melhor a nossa atenção tornando-a activa.
Pode acontecer que anotar incomode: o tempo de reflectir registar e transcrever, e ja passou. Mas não anotar também pode prejudicar a atenção: arriscamo-nos arrastar pelo texto ou discurso, sob consequência de não compreedermos por falta de uma recaptulação suficiente.
O objectivo princimpal da tomada de notas e a memorização. As lembranças das falas ou das leituras e sempre deformada,e empobrece-se mais quando somos frequentemente distraídos. A memória não basta para armazenar e conservar a marca de tudo o que se pretende reter.
As notas constituem princimpalmente um modo de arquivo de informações particularmente fiável sobre um suporte material escrito, também