Ajudando em Crise
Na vida é comum nos deparamos com crise, sempre que ocorre algo que nos entristece profundamente, seja na área sentimental, profissional, familiar à dor se torna inevitável, a crise á um acontecimento ou uma serie de coisas que acontece na qual provoca dor ao individuo, ou seja, interfere de maneira negativa em sua vida.
Segundo Collins (2005) as crises são estressantes por que acabam interrompendo a rotina de nossas vidas, implicando na necessidade de esforços para encontrar maneiras de sair dessa situação difícil. Hoje é muito comum nos sentirmos oprimidos pelas situações adversas que a vida nos impõe, muitas vezes procuramos solução em caminhos pouco eficientes, para tanto, esse se torna o maior desafio. Como encontrar conforto em momento que se quer temos vontade de ver os amigos, os familiares? As reações são diversas, cada pessoa tem sua particularidade, alguns se sentem confortável para buscar conselhos com amigos, membros da igreja, até mesmo profissionais, outros se retraem e não buscam ajuda, preferem engolir aquela faca que desce pela garganta e tentar se recuperar sozinho, o que pode ser perigoso, uma vez que dependendo do estado da pessoa e até o grau da crise que a mesma esta enfrentando, não conseguirá por si só sair dela, podendo assim vir a se transformar em uma profunda depressão.
As crises não são iguais, Segundo Collins (2005) temos:
A crise de desenvolvimento: é a crise que acontece no decorrer da vida, com uma certa previsibilidade, como o primeiro dia de aula, aceitar a velhice, etc, é uma crise em que a pessoa reuniu forças para aceitar determinada situação.
A crise acidental: como diz o nome, não são previsíveis, estas em sua maioria nos atingem com mais força, pois causam um impacto muito maior, e de forma inesperada, pegando as pessoas de surprese, por exemplo: ser despedido do emprego, abandonado pela esposa, etc.
Como lutar e ajudar em uma crise?
É normal a pessoa sentir-se frustrada