Aividade cardiaca
Mecanismos de controlo do fluxo sanguineo
1. Controle agudo: Rápidas variações da vasodilatação e da vasoconstricção. - Vasodilatação: O2, CO2, adenosina, histamina, potássio, hidrogênio.
-
Controle a longo prazo: Vascularização tecidual, O2, circulação colateral
Vasoconstrictores: Norepinefrina e epinefrina, angiotensina II, vasopressina, endotelina. Vasodilatadores: Bradicinina e histamina.
4.2 Mecanismos de regulação a curto prazo da pressão arterial: o reflexo barorreceptor. É o mais conhecido dos mecanismos nervosos de controle da PA.
Na parede de cada artéria carótida interna, pouco acima da bifurcação carotídea e seio carotídeo e na parede do arco aórtico.
Resposta ortostática.
Quimiorreceptores: O2, CO2 e hidrogênio. No corpo carotídeo e bifurcaçào da carótida.
4.3 Mecanismo de regulação a longo prazo.
Sistema renal:
Aumento da resistencia vascular periérica:
Aumento do volume dos líquidos: - Elevação líquido extracelular; - Elevação do volume sanguineo; - Pressão média de enchimento da circulação; - Aumenta o retorno venoso; - Aumentando o DC - Aumento da PA.
Sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Aumento da ingestão de sal Aumento do volume extracelular Aumento da pressão arterial Redução da renina e angiotensina Redução da retenção de sal e água Retorno do volume esxtracelular praticamente ao normal Retorno da PA praticamente ao normal.
4.4 Controle e regulação da pressão arterial durante situações especiais. 1 Compensação cardiovascular dos efeitos gravitacionais 2 Regulação da pressão arterial durante o exercício físico. 3 Choque