Air Bag - Mito ou realidade
AVALIAÇÕES E PERÍCIAS – IBAPE/SC - 2013
AIRBAG
MITO OU REALIDADE
Gilberto Arruda Mouren
Engenheiro mecânico – CREA-RJ 21.111-D – IEL nº 1187
Rua Visconde de Ouro Preto, 64/201 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (21) 2539-0492 Cel.: (21) 9922-7839
E-mail: Gam@mouren-pericias.com.br
Resumo
O presente trabalho tem a finalidade de mostrar um laudo técnico em que a ocorrência de uma colisão motivou uma ação judicial, cujas informações técnicas foram fundamentais para a elaboração da sentença. A Ação teve como Autor o proprietário do veículo atingido na dianteira, como Rés a montadora e a sua concessionária, e como motivo o fato do AIRBAG do seu veículo não ter funcionado enquanto que o do outro veiculo, mesmo modelo e marca, funcionou. O enfoque principal é apresentar as informações técnicas que, se de conhecimento mais divulgado, minimizariam o mito do leigo de que o AIRBAG tem que abrir em caso de colisão, principalmente se na dianteira. Também salientar como o laudo técnico, mesmo sendo prova indireta, pode influir de forma inquestionável numa sentença. E, em seguida, apresentar alguns questionamentos aos participantes com o intuito de ampliar o cenário que envolve a realidade técnica deste tipo de equipamento de segurança suplementar.
Airbag, Mito, Prova, Realidade.
Introdução
O presente trabalho tem a finalidade de esclarecer tecnicamente o que o leigo desconhece sobre condições necessárias para funcionamento de airbag quando ocorre uma colisão.
O trabalho tomou como base laudo técnico de Ação Judicial, em que os efeitos e danos de uma colisão foram questionados. A dinâmica do acidente, depois de detalhadamente analisada, possibilitou a obtenção de informações técnicas essenciais para a sua elaboração de forma conclusiva inquestionável.
2
1. – Considerações Iniciais:
O laudo técnico foi elaborado de forma indireta devido aos veículos já estarem
recuperados,