aines
- As drogas adrenégicas afetam receptores que são estimulados pela norepinefrina ou epinefrina.
- Local de ação das drogas: receptores adrenérgicos (adrenoreceptor)
- Tipos de drogas:
=> Agonistas - ativam os receptores adrenérgicos (diretamente ou indiretamente).
=>Antagonistas - bloqueiam a liberação dos neurotransmissores para os receptores adrenérgicos II - O NEURÔNIO ADRENÉRGICO Topo da página
- Neurotransmissor: norepinefrina
- Local: SNC e também SNS (conexão entre o gânglio e o órgão efetor)
A) Neurotransmissão do neurônio adrenérgico
1. Síntese de norepinefrina:
A tirosina é transportada por um transportador acoplado ao Na+ para dentro do axoplasma do neurônio adrenérgico, onde é hidroxilado para dihidroxifenilalanina (DOPA) pela tirosina hidroxilase. Este é o primeiro passo na formação da norepinefrina. A DOPA é descarboxilada para formar a dopamina.
2. Armazenamento de norepinefrina em vesiculas:
A dopamina é transportada dentro da vesícula sináptica por um sistema de transporte amina que também está envolvido na pré-formação da norepinefrina. (Este sistema carreador é bloqueado pela reserpina).
A dopamina é hidroxilada para formar a norepinefrina pela enzima dopamina beta hidroxilase. Na medula da adrenal, norepinefrina é metilada para produzir epinefrina; ambas são estocadas na células cromafin. A estimulação na medula da adrenal libera 85% epinefrina e 15% norepinefrina.
3. Liberação da norepinefrina:
Com um aumento da passagem de íon Cálcio da região extracelular para o citoplasma do neurônio ocorre exocitose das vesículas, liberando o seu conteúdo para o interior da fenda sináptica. (Esta liberação é bloqueada pela droga guanitidina).
4. Ligação com o receptor:
A norepinefrina liberada das vesículas difusas sinápticas cruza o espaço sináptico e liga-se ao receptor pós-sináptico no órgão receptor ou no receptor pré-sináptico do nervo terminal. O reconhecimento da norepinefrina pelo receptor de