ainda nao tenho
FEDERAL
MARANHÃO
EAD
Olindina Sousa Viana Cortez
Atividade Avaliativa – Unidade II
Atividade apresentada ao Curso de Formação de tutores em EAD do IFMA - Instituto Federal do Maranhão.
SÃO LUÍS-MA
2013
O PAPEL DO MEDIADOR PEDAGÓGICO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Sabe-se que a tecnologia é um meio que colabora de forma primordial no processo de aprendizagem, porém para que isso aconteça de forma satisfatória, é necessário que seja usada adequadamente. Não podemos pensar que a tecnologia isoladamente, seja na modalidade presencial ou na educação à distância, irá substituir o papel do professor.
O professor precisa atuar como orientador, mediando todo processo ensino- aprendizagem, onde o aluno é o centro e exerce o papel de sujeito crítico e reflexivo, para que diante de todas as variáveis que envolvem tal processo, consiga modificar a sua realidade.
A busca dos melhores recursos para que a aprendizagem aconteça é necessária, pois o aluno precisa ser motivado e o professor tem que assumir o papel de mediador (facilitador) sendo uma ponte para que consiga transferir o conhecimento necessário para o aluno. As técnicas a serem aplicadas nessa mediação pedagógica, são inúmeras, porém precisam ser estudadas, planejadas com coerência, estando de acordo com os novos papéis do aluno e do professor.
A aplicação e o uso incondicional de novos recursos tecnológicos é louvável, mas é imprescindível investir nas pessoas e tentar buscar a melhor forma de oferta desses instrumentos, para que o aluno possa sentir-se capaz de caminhar por si mesmo, de realizar atividades, ainda que sejam complexas e desafiadoras.
Diante de tudo isso, faz-se necessário que os mediadores pedagógicos (professor/tutor) reflitam acerca da necessidade de exercer uma nova postura e compreender que o processo de ensino-aprendizagem precisa evoluir juntamente com os recursos que encontram-se a nossa