Aimportancia do orçamento de vendas no processo orcamentario
Tiago Ângelo Toigo
Carlo Enrico Bressiani
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais – Orçamento Empresarial
Fevereiro de 2009
RESUMO
O orçamento de vendas é o inicio de todo o processo orçamentário já que é a base das quantidades, preços, regiões de atuação, produtos, dentre outros itens. Com tudo existem muitas variáveis internas e externas e certos métodos para elaborá-la.
1- INTRODUÇÃO
O orçamento de vendas é a base para os demais processos orçamentários, porem devemos ter muita atenção na elaboração de um orçamento de vendas. Neste trabalho abordarei as principais variáveis (interna e externa), e os principais métodos de elaboração de um orçamento de vendas que são: Métodos Diretos e Métodos Indiretos.
2- ORÇAMENTO DE VENDAS
O orçamento de vendas é o inicio de todo o processo orçamentário já que é a base das quantidades, preços, regiões de atuação, produtos, dentre outros itens. Segundo Bressiani (apud. Passarelli e Bomfim 2004, p. 50-51):
Em uma empresa comercial, o orçamento de vendas definirá a natureza, a qualidade e quantidade das mercadorias a serem adquiridas para futuras comercializações; identicamente numa empresa industrial, a natureza, a qualidade e quantidade dos bens a serem produzidos serão também definidas a partir de vendas. Na falta de tal estimativa, todos os demais setores da empresa, sejam eles de comercialização, compras, produtos ou simplesmente, administrativos, ver-se-ão impossibilitados de programarem as suas atividades futuras, estando, por conseqüência, reduzidos à mais absoluta e perigosa improvisação.,
Disso advém a extraordinária importância do orçamento parcial de vendas. Como etapa de todo o processo orçamentário e dado o intimo inter-relacionamento entre os diferentes orçamentos que compõem esse processo, a projeção das vendas afetará de forma decisiva o