AIDs
1. Introdução
Afim de traduzir o significado dessa doença para todos, desmanchando a sigla poderemos entender melhor o que ela significa. Portanto AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Sendo que:
• Síndrome: conjunto de sinais, sintomas e manifestações;
• Imunodeficiência: deficiência no sistema imunológico, que no caso da AIDS é gerada pelo ataque do vírus às nossa células de defesa, principalmente os linfócitos T auxiliares devido a afinidade que o vírus têm com a molécula CD4 presente no linfócito T.
• Adquirida: pois a aquisição dessa síndrome ocorre através da infecção pelo Vírus HIV.
O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua função de proteção contra agressões externas como bactérias, fungos, outros vírus, parasitas e células cancerígenas, as pessoas que contraem o HIV não morrem por causa desse vírus, ou seja, ninguém morre de AIDS, mas sim de doenças chamadas oportunistas, que atingem o organismo debilitado pela presença do HIV.
2. O que é AIDS?
Resumindo: “É um conjunto de sinais, sintomas e manifestações que são adquiridas pelo contágio dos linfócitos com o vírus HIV, originando uma deficiência no Sistema Imunológico Humano, deixando o indivíduo vulnerável a outras infecções conhecidas como doenças oportunistas”.
3. Origem
A AIDS foi inicialmente reconhecida em 1981 por cientistas norte-americanos e em 1986 foi identificado um segundo agente, também retrovírus, estreitamente relacionado ao HIV-1, denominado HIV-2. Embora não se saiba ao certo qual a origem dos HIV-1 e 2 sabe-se que uma grande família de retrovírus relacionados a eles está presente na África sub-Sahariana
Aparentemente o HIV-1 e o HIV-2 passaram a infectar o homem há várias décadas. O HIV-1 tem se mostrado mais virulento do que o HIV-2. Numerosos retrovírus encontrados na África têm mostrado grande similaridade com o os vírus HIV , por exemplo o SIV- Vírus da Imunodeficiência