AIDS
A forma mais comum de transmissão da Aids é através de relações sexuais sem os devidos cuidados. Mas também há outras maneiras, como a transfusão de sangue ou da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
COMO AGE O HIV
A infecção da Aids se dá pelo HIV, que significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Como o próprio nome já diz, o vírus ataca as células do sistema imunológico, principalmente os linfócitos, e destrói os glóbulos brancos, gerando o enfraquecimento do sistema de defesa do organismo.
O vírus se infiltra na corrente sanguínea e começa a se multiplicar. Para fazer essa multiplicação, ele altera o DNA das células de defesa, fazendo com que essas células rompam. Então, a pessoa contaminada além de ficar mais vulnerável a doenças, fica também sem condições de se defender contra doenças comuns, o que significa que uma simples gripe pode levar à morte.
SOROPOSITIVOS
Soropositivo é basicamente o nome que se da para a pessoa portadora do vírus HIV.
ESTÁGIOS DA AIDS
1º Estágio – Infecção aguda – Ocorre a partir do momento em que o vírus entra em contato com o organismo até surgirem os primeiros sintomas, que são febre e mal-estar. O problema é que esses sintomas são muito parecidos com os sintomas da gripe, por isso muitas vezes, passam despercebidos.
2º Estágio – Assintomático – Esse estágio é praticamente a luta entre as células de defesa e o vírus. Aqui o HIV muda e evolui constantemente, mas graças as células de defesa ele não consegue enfraquecer o organismo o suficiente para permitir novas doenças. Essa fase da Aids pode durar muitos Anos.
Essa é uma das razões de a Aids ser uma doença tão perigosa, porque no primeiro estágio as pessoas pensam que é só uma gripe e não dão muita importância, e no segundo, a pessoa nem desconfia de nada porque não apresenta sintoma nenhum. Aí ela só vai descobrir que tem Aids ANOS depois, e nesse tempo, além da possibilidade de ela ter transmitido a Aids