aids
Transmissão:
As três vias principais de transmissão do HIV são contato sexual, tecidos corporais contaminados e de mãe para feto durante o período pré-natal.
A maior parte das infecções por HIV é via relações sexual sem proteção.
Entre usuários de drogas injetáveis, hemofílicos e os que receberam doação de sangue. O compartilhamento e reutilização de seringas contaminadas com sangue infectado com HIV
Sintomas:
Febre;
Infecção da garganta;
Edema dos glângios linfáticos;
Cefaléia; dor articular ou muscular;
Fadiga ou perda de energia;
Anorexia ou perda de peso;
Distúrbios da pele, do sistema nervoso e da medula espinhal.
Náusea, vômito, diarréia. Caracterizada pela diminuição drástica dos medicamentos de defesa do organismo. Está doença não mata, porém causa condições para que outras doenças ataquem o indivíduo e o leve a morte. Tratamento:
Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT zidovudina, que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da AIDS ainda em sua fase inicial. (Outros medicamentos usados no tratamento da AIDS são: DDI didanosina), DDC (zalcitabina), 3TC (lamividina) e D4T (estavudina). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.
Prevenção:
Com relação à transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais.
Outra