Aids
Como surgiu a AIDS?
Os primeiros casos de AIDS foram descritos em 1981 nos Estados Unidos, pelo CDC (Center for Desease Control), um Centro de Controle de Doenças que tem a função de receber notificações, pesquisar, investigar e identificar as diferentes doenças e seus agentes causadores. Uma nova doença estava sendo descrita, que causava uma diminuição drástica da imunidade dos indivíduos, afetando de maneira importante seu sistema imunológico, isto é, as células do sistema de defesa do organismo. Esta nova doença foi denominada AIDS ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), não se sabia então qual era a sua causa.
Deu-se então uma grande corrida científica. Nunca nenhuma outra doença gerou tantas descobertas em tão pouco tempo. Dois grandes grupos de cientistas estavam diretamente envolvidos: de um lado Robert Gallo do National Institute of Health (NIH) e de outro lado Luc Montagnier do Instituto Pasteur. Achavam que o causador da AIDS seria um tipo de vírus que provoca câncer entre os seres humanos. Em 1983, Luc Montagnier descreveu um vírus que seria o provável agente causador da AIDS e deu-lhe o nome de LAV (Lymphadenopathy Associated Virus). Em 1984, Robert Gallo descreveu o mesmo vírus e relacionou-o à AIDS, chamando-o de HTLV-III (Human T Leukemia Virus-III). Em 1985, ele foi denominado pelo Comitê Internacional de Taxonomia de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
No Brasil, a epidemia da AIDS começou nos primeiros anos da década de 80. Os primeiros casos registrados foram no município de São Paulo e depois no município do Rio de Janeiro. 2, 3 “Em 1986, o total de casos de AIDS notificados no Brasil havia ultrapassado o número notificado por países como a França e o Haiti” e “...até meados de 1993,... a epidemia espalhou-se por todas as regiões e estados do país...”
Pesquisadores consideram que, desde meados da década de 70, o HIV vem se disseminando pelo mundo. Hoje considera-se que não haja um local do mundo onde o