Aids
AIDS é a sigla em inglês para Acquired Immunodeficiency Syndrome ou, para nós, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Recebeu o nome AIDS, imunodeficiência adquirida, para diferenciá-la de imunodeficiências de outras origens. É definida como síndrome pois não tem uma manifestação única, caracteriza-se pelo aparecimento de várias doenças sucessivas e/ou simultâneas, devido ao enfraquecimento das defesas do organismo. Estas doenças que surgem em decorrência da deficiência imunitária do indivíduo são chamadas doenças oportunistas e representam a principal causa de óbito em aidéticos.
É esta fase do espectro da infecção pelo HIV em que se instalam as doenças oportunistas caracteriza clinicamente a AIDS.
As doenças oportunistas que se desenvolvem na AIDS são geralmente de origem infecciosa, porém várias neoplasias também são consideradas oportunistas.
Infecções oportunistas podem ser causadas por microrganismos não patogênicos, ou seja que usualmente não são capazes de desencadear doença em pessoas com sistema imune normal. Os microrganismos sabidamente patogênicos também produzem infecções oportunistas. Porém, nesta situação, as infecções assumem um caráter de mais grave ou agressivo que o habitual em pessoas imunocompetentes. As doenças oportunistas associadas à AIDS são várias, podendo ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e certas neoplasias. As mais comuns são:
· Vírus: Citomegalovirose, Herpes simples, Leucoencafalopatia Multifocal Progressiva;
· Bactérias: Micobacterioses (tuberculose e complexo Mycobacterium avium-intracellulare), Pneumonias, Salmonelose;
· Fungos: Pneumocistose, Candidíase, Criptococose, Histoplasmose;
· Protozoários: Toxoplasmose, Criptosporidiose, Isosporíase;
· Neoplasias: sarcoma de Kaposi, linfomas não-Hodgkin, neoplasias intra-epitelial anal e cervical. É importante assinalar que o câncer de