AIDS
AIDS é uma sigla em inglês que significa "Síndrome da Imunodeficiência adquirida". A Aids caracteriza uma doença que danifica o sistema imunológico do indivíduo (conjunto de órgãos e células especializadas responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes agressores, como bactérias, fungos, vírus, etc.). Quando um indivíduo tem AIDS ele está sujeito a adquirir doenças causadas por um ou mais desses agressores.
O vírus causador da AIDS é o HIV. Após a penetração no organismo de um indivíduo, o vírus inicia o processo de destruição de um tipo de célula de defesa imunológico chamada linfócito T. Essa célula funciona como um maestro, ou seja, é responsável por toda a coordenação da defesa imunológica. O HIV destrói a principal célula de defesa imunológica no combate a doenças infecciosas, inclusive o próprio HIV.
1) Transmissão
- O vírus é transmitido através de relações sexuais (anal, vaginal ou oral) sem o uso da camisinha.
- Na transfusão, recebe sangue contaminado.
- Usando a mesma agulha ou seringa de alguém infectado.
- Em transplante de órgãos, inseminação artificial e bancos de leite materno sem controle de qualidade.
- Em transplante de órgãos, inseminação artificial e bancos de leite materno sem controle de qualidade.
- De mãe infectada para filho durante a gravidez, parto e amamentação.
2) Não acontece a transmissão
- Bebendo no mesmo copo.
- Dormindo na mesma cama.
- Usando os mesmos talheres.
- Picada de inseto.
- Abraçando.
- Beijando.
- Doando sangue.
Em tempos de AIDS, o amor continua possível através do sexo seguro, com o uso correto da camisinha. Tem um ditado popular que diz: "Prevenir é melhor que remediar". Não coloque sua vida em risco e a de sua família. Seja responsável.
Qual a origem da epidemia de HIV/AIDS?
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em meados de 1981, nos EUA, a partir da identificação de um número elevado de pacientes adultos do sexo masculino,