Aids
Resumo
Apresentando-se em duas variedades HIV-1 e HIV-2, A
AIDS ( síndrome da imunodeficiência adquirida) é provocada por uma infecção virótica que danifica o sistema imunológico humano.
O vírus é transmitido principalmente pelo sangue e por sêmen, motivo pelo qual a infecção ocorre pelo ato sexual, transfusões de sangue, uso de perfuro cortantes infectados. O retrovírus junto com uma enzima é capaz de copiar as informações genéticas das células, produzindo assim cada vez mais células doentes.
Histórico
HIV-1 existe em todos os continentes, HIV-2 descoberto recentemente e circunscrito à
África-Oriental e em algumas regiões da Índia.
Foi detectada primeiramente em homossexuais masculinos americanos.
Em 1981 foi relatado em Atlanta o primeiro diagnóstico de uma pneumonia q atacava imunodeprimidos. Dois homossexuais morreram.
Em 1982 a doença já recebe o nome de AIDS e, no mesmo ano morre um bebê após uma transfusão de sangue, indicando a transmissão não só por ato sexual.
1983, são registrados os primeiros casos de AIDS no Brasil e, nos Estados Unidos os casos aumentavam bruscamente.
Após a primeira conferência sobre AIDS em 1985, no início da década de 1990, foram testados medicamentos, porém o único que obteve sucesso em retardar o desenvolvimento do vírus foi o AZT (zidovudina).
Contudo, os números ainda indicavam que nos anos 2000 os infectados seriam aproximadamente quarenta milhões em todo o mundo.
Sinais Clínicos
Os sintomas mais comuns são febre constante, manchas na pele (Sarcoma de Kaposi), calafrios, ínguas, cefaléia, dor de garganta e muscular.
Surgem 2 ou 3 semanas após a infecção.
A AIDS é a fase em que surgem as doenças oportunistas como, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, meningite, candisíase, podendo levar à morte.
Sinais Clínicos
Sarcoma de Kaposi
Patologia
O vírus agride as células CD4 e CD8 que, são as