AIDS - RESUMO HARISSON
Agente Etiológico
A AIDS é causada por um retrovírus.
Pode ser causada por HIV do tipo 1 ou do tipo 2, onde o do tipo 1 é bem mais disseminado pelo mundo e o do tipo dois atinge preferencialmente africanos ou quem teve relações com eles.
Morfologia do HIV
O virion do HIV brota da superfície da célula infectada e incorpora uma variedade de proteínas do hospedeiro, incluindo antígenos do MHC das classes I e II, em sua bicamada lipídica.
Ciclo de Replicação
O HIV tem tropismo por linfócitos Th, macrófagos e células dendríticas (Langhans)
O receptor do vírus é o CD4, presente nessas células.
Dois co-receptores são necessários para que a penetração do genoma do vírus penetre na célula, CCR5 e CXCR4, ambos pertencem à família dos receptores celulares acoplados à proteína G. No momento em que a cobertura de proteína do capsídeo se abre para liberar resultante DNA de fira dupla do HIV é o momento em que o genoma viral é vulnerável.
Com a ativação da célula, o DNA viral tem acesso ao poro nuclear e é exportado do citoplasma para o núcleo, onde se integra aos cromossomos da célula hospedeira pela ação de outra enzima codificada pelo vírus, a integrase.
Heterogeneidade Molecular do HIV-1
Existem três grupos de HIV-1:
Grupo M (major), que é responsável pela maioria das infecções no mundo; o grupo O (outlier), rara e encontrada originalmente em Camarões, no Gabão e na França e o grupo N, identificado pela primeira vez em uma mulher de Camarões com AIDS, com poucos casos identificados.
O grupo M compreende nove subtipos (A, B, C, D, E, F, G, H, J, K), bem como um crescente número de formas recombinantes de circulantes (FCR) primárias ou secundárias, que são formas geradas pela infecção de um indivíduo com dois subtipos, que se recombinam para criar um vírus com uma vantagem seletiva.
Os padrões globais de variação do HIV-1 provavelmente resultam de acidentes do tráfego viral.
Transmissão
Transmissão Sexual
O mais comum, particularmente nos