AIA Prova
1. Por que as conquistas trabalhistas são entendidas pela história como um período de sofrimentos e lutas?
No Brasil:
As conquistas trabalhistas se decorreram após muitas lutas, durante a civilização escravocrata não existiam leis que beneficiavam os escravos. No Brasil a Lei Áurea assinada pela rainha Elizabete proporcionou a liberdade dos escravos. Ao longo dos anos foram criadas as primeiras leis trabalhistas no governo de Getulio Vargas.
No mundo:
Por volta do século XIX que foram criadas as primeiras leis que beneficiavam os trabalhadores, durante a Revolução Francesa, que reconheceu o direito do funcionário. E a partir da Primeira Guerra Mundial surgiu às constituições que garantiram o direito do trabalho.
2. Por que se afirma que o período industrial foi o mais massacrante para o trabalhador?
O espaço físico deixa de ser o lar e passa a ser a fabrica, vão condicionando os trabalhadores a um disciplinamento constante. A atividade exige disciplina na execução de tarefas mecanicamente repetitivas, era grande a procura por mulheres e crianças para as fabricas, pois o baixo custo de mão de obra compensava. Na Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o operário não tinha nenhum direito referente ao seu trabalho, eram obrigados a trabalhar em situações desumanas, homens, mulheres, crianças, idosos, cerca de 15 horas diárias, sem horário para almoço, nem descanso semanal e com salários insignificantes, e mesmo quando machucavam não podiam ir a um médico e muito menos parar de trabalhar, as mulheres ganhavam seus filhos na própria fabrica e por não ter tempo para cuidar eram obrigadas a leva -lós para as fabricas.
3. Quais são as características do neoliberalismo e como ele está afetando as relações trabalhistas? Faça uma comparação e evolução histórica.
O neoliberalismo:
- Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- Não intervenção do governo no mercado de