Ai Chi
Ai significa amor e Chi significa energia. Através dessa técnica, busca-se a energia aquática, a harmonia e o bem- estar.
Mr. Jun Konno de Yokohama, Japão, criou o Ai Chi em 1996. Sua inspiração surgiu ao observar o prazer dos japoneses durante a realização dos exercícios.
Princípios do Ai Chi
• Yuan: Fazer os movimentos de maneira circular, buscando a harmonia interna e externa. O movimento deve ser feito como se as extremidades dos membros estivessem amarradas a cordéis que puxam o movimento sempre para longe do corpo.
• Sung: Relaxar, interna e externamente, para promover a circulação sanguínea. Os praticantes chamam a atenção que todas as funções corporais e todas as células do corpo, de alguma maneira, dependem do sistema cardiovascular.
• Ching: Não tensionar o corpo ou torná-lo rígido. Não se deve trabalhar com dor. Os músculos e o corpo devem sensibilizar os movimentos, mas nunca sentir dor. Se sentir dor após uma sessão de Ai Chi, significa que a técnica foi realizada de forma errada ou em demasia.
• Yun: Movimentar-se em determinada velocidade, controlada pela mente. Os movimentos devem ser de velocidade constante. Não se deve aplicar força em apenas uma parte do movimento, mas sim força igual em toda sua amplitude.
• Cheng: Manter bom equilíbrio e postura, não deixando o corpo “cair” para algum lado. Um correto alinhamento corporal é extremamente importante em todos os programas, mas especialmente no Ai Chi. Quando o corpo está corretamente posicionado, ocorre o alinhamento neutro. Nesse caso, há menos estresse nos músculos e estruturas articulares.
• Shu: Movimentar o corpo de maneira fácil, confortável e relaxada. Deve- se levar em consideração a condição da articulação. A amplitude do movimento dependerá da estrutura óssea das faces articulares e da integridade e flexibilidade dos tecidos moles.
• Tsing: Dirigir o pensamento para a mente, concentrar-se. O praticante relaxa por realizar longa, fina e