Agência espacial europeia
As bases para a criação da Agençia Espacial Europeia surgiram após a Sgunda Guerra Mundial. Muitos cientistas europeus deslocaram-se para os Estados Unidos da América e para a URSS (as duas maiores potências mundiais). Como tal a Europa Ocidental decidiu investir na investigação e em actividades espaciais.
Dois membros da comunidade cientifica europeia Edoardo Amaldi e Pierre Auger após o aparecimento do Sputnik (primeira série de satélites lançados pela URSS em 1957) reuniram-se para estudar preparar uma possivel agençia espacial comum nos paises da Europa Ocidental. Nessa reunião estiveram presentes representantes de oito paises europeus e quando a ESA (European Space Agency) foi finalmente criada em 1975 eram 10 os estados-membros neste caso os membros fundadores e os criados da ESA que ainda hoje existe agora com 18 membros. Os paises fundadores foram Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Edoardo Amaldi ((05 de setembro de 1908 - 5 de Dezembro de 1989) era um fisico italiano e professor de matemática na Universidade de Pádua. Foi o co-fundador da Organização Européia para Pesquisa Nuclear, Organização de Pesquisa Espacial Europeia (ESRO) e do Instituto Nacional de Física Nuclear italiano e um dos principais visionários e impulsionadores da criação da Agençia Espacial Europeia.
Pierre Victor Auger (14 de maio, 1899 - 24 de dezembro de 1993) e foi um fisico françes também impulsionador na criação da ESA.
Um dos grandes nomes da fisica a seguir á Segunda Guerra Mundial, foi também peça funda mental na criação da Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN) e da Organização de Pesquisa Espacial Europeia (ESRO).
De 1948 a 1959 foi director da UNESCO.
A Missão
A missão da ESA consiste na pesquisa, no estudo e na descoberta de novas informações sobre a Terra e o ambiente espacial que a rodeia, ou seja o Sistema Solar e o Universo em redor, procurando também desenvolver novas