agyu
Não se conhece o autor dessa obra, apesar de haverem várias suposições de quem a teria escrito. Também foi suposto que o autor teria se escondido de proposito, devido as circunstancias em que esse livro foi escrito. Trata-se de uma época em que os leitores jovens ainda enfrentavam o tabu de serem proibidos de lerem determinadas obras, em que se preocupavam mais no valor moralizante que o texto poderia atribuir, não se importavam muito com o valor literário tanto da obra quanto da leitura.
Haviam algumas contradições da obra com o padrão. Quando se fala em novelas se pensa em nobre rico e heroico, que salvam a mocinha. Nesse caso não. O personagem principal é um menino pobre que desde pequeno precisou se virar na vida para não morrer de fome, um lado da vida que quase nunca era observado em uma época que o dinheiro e a imagem tem maior importância.
2. Resumo do enredo Lázaro era um menino pobre que enfrentou varias diversidades na vida, e é exatamente sobre ele que o livro relata. Nascido em uma pequena aldeia, próximo ao um rio, em época medieval, onde ou se era rico as fortunas, ou se era pobre e vivia-se mendigando, ele se encaixa justamente na segunda opção; e pelas poucas condições de sua mãe viúva passou a cuidar de si próprio e se virar sozinho desde pequeno. As situações que Lázaro viveu e as pessoas com quem conviveu o ensinaram a ser esperto no mundo, e seu comportamento variava de acordo como era tratado por seu amo, que em sua maioria deixavam-no perambular de fome, o que o salvou foi sua esperteza, bolou planos que o livrou da morte. Diga-se em poucas palavras que Lazarilho era sem sorte, seus amos eram um pior que o outro, a começar pelo cego que o maltratava, mas, ele deixou a Lazaro sua maior riqueza, que foi a esperteza que obtivera na vida. Foi graças a esse maldito cego que aquele pequeno menino passou fome e soube se sair dela. Juntos eles passaram por várias situações que causam risos no leitor, apesar de tratarem de