Aguá
Durante muito tempo acreditou-se que a água doce da Terra não acabaria nunca. Entretanto, o crescente aumento do número de habitantes do planeta, o crescimento das cidades sem um planejamento adequado, e sobretudo, o desperdício e a poluição dos recursos hídricos vêm reduzindo cada vez mais a disponibilidade de água para o consumo humano.
Apesar de sabermos que a água é fundamental para a vida humana, dos animais e vegetais, bem como para a realização das atividades agrícolas e industriais, o desperdício continua:
* Vazamentos
* Torneiras Pingando
* A demora no banho e na lavagem de carros e calçadas
Tudo isso provam que a humanidade trata a água como um recurso inesgotável, embora muitos sofram com o racionamento e a disseminação de doenças em consequência do mau uso.
Além do uso inadequado, a distribuição desigual dos recursos hídricos na superfície terrestre, assim como as desigualdades no consumo entre setores econômicos, torna o abastecimento de água ainda mais preocupante para as futuras gerações.
* A humanidade precisa estar alerta de que a água limpa e potável pode acabar.
* Se isso acontecer morrerão plantas, animais e o próprio ser humano, o principal responsável pela poluição e pelo desperdício da água.
O Ciclo hidrológico e a distribuição dos recursos hídricos.
* A água, em constante circulação na natureza, apresentase sob três formas ou estados: sólido, liquido e gasoso.
* Essa circulação continua da água, a qual chamamos de ciclo hidrológico, é essencial para a vida na superfície da Terra.
A água dos oceanos, rios, lagos, vegetais e geleiras passa para a atmosfera em forma de vapor, em um processo denominado evapotranspiração. A baixas temperaturas da atmosfera em forma de vapor de água se condenar, passando para o estado líquido e, dessa forma, se precipitar sobre a