Aguá
Tratamento de água e esgoto em Itabira
Itabira, março de 2012.
Escola Estadual “Professor Emílio Pereira de Magalhães’’
Componentes: Ana Emília, Maria Clara e Marina Kelly
Turma: 301
Professor (a): Rosilene
Itabira, março de 2012.
Introdução
Este trabalho irá relatar como funciona o tratamento de água e esgoto da cidade Itabira, o nome da empresa que exerce essa função, as razões e importância desses trabalhos.
Qualidade da água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira – SAAE – realiza um rigoroso controle da qualidade da água distribuída pelas suas Estações de Tratamento de Água ETA - cumprindo todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde, através da portaria 518 de 25 de Março de 2004.
Além de parâmetros físicos, como cor, turbidez e odor, são realizados ensaios de parâmetros químicos e microbiológicos, tais como metais pesados e coliformes termo tolerantes (fecais), totalizando aproximadamente 17.000 análises / mês em seu Laboratório Central e ETAs.
Atualmente, o Laboratório Central atende clientes externos, com ensaios de efluentes industriais, ensaios de fertilidade de solo e amostras de leite.
Para tanto, conta com uma equipe engajada e comprometida com as boas práticas de laboratório, além de equipamentos e metodologias modernas, baseando-se nas diretrizes da norma ISO 17025, que estabelece critérios de qualidade em ensaios analíticos e na gestão laboratorial.
Com o objetivo de alcançar a excelência de qualidade nos serviços prestados e elevar o nível profissional das equipes, o SAAE Itabira investe em importantes ações gerenciais como o
Sistema de Gestão de Qualidade que adéqua as