Aguas e minerais
Maria Sílvia Abrão*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Uma alimentação variada é fundamental
Para crescer e manter o corpo sadio, é necessário incluir minerais em nossa alimentação. Vamos considerar, por exemplo, um copo de leite. O leite nos oferece açúcar (lactose), proteína, cálcio e fósforo. Cálcio e fósforo são minerais que fazem parte da composição dos nossos dentes e ossos. Outros alimentos também são fonte, em menores proporções, de cálcio e de fósforo - batata doce, alface, laranja e todos os derivados de leite (queijo, manteiga, iogurte).
Há mais doze minerais que também são necessários para garantir o bom funcionamento de nossos corpos e conseguimos obtê-los pela alimentação sem nos preocuparmos com isso. Cloro, sódio e potássio são necessários para realização de muitos processos em nossos corpos, como a transmissão de impulsos nervosos. São encontrados no sal de cozinha, nas bananas e nas frutas cítricas.
O ferro, que é indispensável para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, é encontrado nas carnes vermelhas (especialmente em cortes de fígado dos animais), no feijão e no espinafre. O iodo pode ser encontrado em peixes e nos frutos do mar. Esse mineral é importante para a tireóide ter um bom funcionamento. Para prevenir doenças causadas pela falta de iodo, o sal de cozinha que compramos nos mercados vem acrescido desse mineral.
E as vitaminas?
As vitaminas não tomam parte na composição dos tecidos de nossos corpos e também não produzem energia. Apesar de não possuírem valor nutritivo, porém, são indispensáveis aos nossos corpos, pois auxiliam no crescimento, atuam na fortificação dos ossos, na coagulação do sangue e nos protegem contra doenças. As vitaminas de que necessitamos perfazem um total de treze tipos, e, na sua grande maioria, são obtidas apenas pela alimentação.
• Vitamina A: evita o ressecamento de alguns tecidos. É encontrada em alimentos como cenoura, espinafre, mamão.
•