Aguas subterraneas
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Graduação em Engenharia Civil
Bárbara Munise Cordasso Fagnani
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Cascavel
2012
Bárbara Munise Cordasso Fagnani
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Trabalho realizado como requisito para aprovação na disciplina Ciência do Ambiente para a Engenharia Civil da Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Professora: Dr. Simone
Cascavel
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1 2. DESENVOLVIMENTO 2 2.1. Águas Subterrâneas 2 2.1.1. Ocorrência e Volume das Águas Subterrâneas 4 2.1.2. Qualidade das Águas Subterrâneas 5 21.3. Uso das Águas Subterrâneas 6 2.2. POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 9 2.2.1. Fontes lineares de poluição 10 2.2.2. Fontes difusas de poluição 11 2.2.3. Alguns estudos de casos sobre poluição e água subterrânea 11 3. CONCLUSÃO 13 4. BIBLIOGRAFIA 14
1. 2. INTRODUÇÃO
O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. Nesse século, segundo diversos pesquisadores, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.
A maior parte do planeta Terra é composta por água, no entanto, é muito restrito o percentual que oferece condições para consumo, tendo em vista que uma enorme parte é de água salgada, outras estão poluídas, além das geleiras, subsolo, solo e atmosfera.
Grande parte das águas contidas em terras emersas se encontra no subsolo, ou seja, águas subterrâneas, além é claro, dos rios, que respectivamente oferecem água aos humanos e outros seres vivos.
As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.
Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o