Aguas residuais
1. INTRODUÇÃO:
Esta memória descritiva e justificativa refere-se ao projecto da rede de águas residuais domésticas e pluviais para o edifício apresentado em plantas. É objectivo desta memória explicar o dimensionamento dos ramais de descarga, tubos de queda e colectores prediais relativos às águas residuais e o dimensionamento das caleiras e tubos de queda relativo às águas pluviais do referido edifício.
2. DESCRIÇÃO:
O edifício a projectar é constituído por rés de chão, cave utilizada para lugares de garagem e onde se encontra o reservatório de água para abastecimento do edifício e respectivo sistema de bombagem. Na cave localiza-se também a câmara de bombagem onde se deposita as águas residuais até serem conduzidas por bombagem para a CAMARA RAMAL DE LIGAÇÂO cuja soleira se localiza a uma cota de -1 m (na posição 3, tal como arbitrado na aula).O edifício é constituído ainda por 6 pisos cada 1 deles constituído por 2 T3.
3. CONCEPÇÃO:
A concepção do projecto tem como objectivo a sua resolução numa perspectiva técnica coordenada com a arquitectura, a estrutura e as restantes instalações da edificação, com os requisitos necessários para o bom funcionamento das redes, e com a rigorosa observância do decreto regulamentar 23/95 Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Drenagem de Águas Residuais.
4. REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMESTICAS:
1. Sistema Adoptado:
A drenagem será efectuada por gravidade até à câmara de bombagem na cave onde está localizado uma estação elevatória que conduzirá a água residual para a câmara ramal de ligação à cota -1m.
2. Dimensionamento:
O dimensionamento foi efectuado, considerando: - Os caudais de cálculo obtidos a partir da curva do Anexo XV – Caudais de cálculo de águas residuais domésticas em função dos caudais acumulados do regulamento, com base no somatório dos caudais