Aguas minerais
BIOQUÍMICA CELULAR
1. Conceito: É a parte da biologia que estuda as principais substâncias que constituem a matéria viva.
2. Classificação: As principais substâncias encontradas nas células podem ser classificadas em:
a) substâncias inorgânicas: Água e sais minerais.
b) substâncias orgânicas: Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos.
ÁGUA
1. Características gerais:
a) Importância: A água é a substância química mais abundante da matéria viva, sendo pôr isso, uma das substâncias mais importantes para qualquer ser vivo. Não há como pensar em vida sem a presença de água.
b) pH: A água possui PH neutro=7, e isso é muito importante, pois a maioria das reações químicas que ocorrem no organismo, ocorrem em PH=7.
c) Densidade: O gelo é menos denso do que a água líquida a 4°C, isso faz com que o gelo flutue na água. Nas regiões mais frias, esse gelo que se forma na superfície da água atua como isolante, tornando mais difícil que a água abaixo se congele. Isso permite a sobrevivência dos organismos aquáticos de regiões frias.
3.2 Funções:
a) Solvente universal: A água é uma substância polar, isto é, possui cargas elétricas positivas e negativas, graças a disposição de seus átomos de hidrogênio que formam entre si um ângulo de 106° aproximadamente (fíg.1). Em virtude disso, a molécula de água tem a capacidade de dissolver a maioria das substâncias químicas do organismo, facilitando desta forma o metabolismo.
[pic]
FIG.1
b) Transporte de substâncias: A água é um importante veiculo de transporte de substâncias nos organismos, como: nutrientes, gases de respiração, excreção, tudo isso se difunde na água e por ela é carregado.
c) Regulação térmica: A água possui um alto calor específico, isto é