agua
As principais causas da falta de água em São Paulo são: Falta de planejamento, falta de infraestrutura, consumo excessivo, incompetência do governo, e o clima também tem contribuído.
Culpa de quem?
A culpa é do governo de São Paulo por não criar medidas para diminuir a dependência dos municípios do sistema Cantareira, do clima que não ajudou e dos moradores que não tiveram consciência ao utilizar a água.
Volume morto
O volume morto é um reservatório com 400 milhões de metros cúbicos de água situado abaixo das comportas das represas do Sistema Cantareira. Conhecida também como reserva técnica, essa água nunca foi utilizada para atender a população. O volume morto nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a uma profundidade tão grande.De acordo com a agencia nacional de águas (ANA) esse volume é suficiente para 4 meses. Há controvérsias de que essa água esteja contaminada pelo fato de estar há muito tempo inutilizada e sem tratamento, mas a Sabesp afirma que essa água é boa para consumo.
Prováveis soluções?
O governo do estado de São Paulo está analisando várias hipóteses para melhorar essa situação, uma delas que já foi aprovada, é a multa para quem aumentar o consumo de água, e o desconto de 20% para quem economizar.
O Rodízio de água já vem acontecendo, para a economia da mesma.
Construção de um novo reservatório.
Dessalinização.
A falta de água prejudica principalmente os moradores de todas as classes sociais.
Conclusão
A falta de água em São Paulo tem causado muita preocupação para a população e uma crise séria na política.
Os políticos continuam afirmando que ainda temos muita água em nosso estado, pois não querem gastar dinheiro com obras para a ampliar a infraestrutura pluvial das águas.