Agua
A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção que quando falta água a vida está ameaçada. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos falta. A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Vegetais e animais precisam dela para viver. A água é a fonte de vida do planeta.
Ciclo da água
Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, seja em estado líquido - oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas, seja em estado sólido - geleiras e neve. Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos, se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico, cuja importância é vital para a biosfera, ou seja, para o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats. Parte do vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Num só dia uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.
Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo. Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo.
Preservação da água
Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo alterações. Os intensos desmatamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos d'água, levando a desaparecerem no período de estiagem. A impermeabilização do solo das cidades, com asfalto, cimento e